RSS
  Whatsapp

Balé da Cidade

Projeto DançaOcupa celebra o dia Internacional da Dança no Teatro João Paulo II

A iniciativa DançaOcupa oferece ao público apresentações gratuitas e oficinas formativas, ampliando o acesso à dança em territórios periféricos e valorizando artistas e saberes locais

Compartilhar

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado mundialmente em 29 de abril, o Balé da Cidade de Teresina promove uma programação especial por meio do projeto DançaOcupa, no Teatro João Paulo II, localizado na zona Sudeste da capital. A data, criada pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, destaca a dança como expressão artística essencial e como ferramenta de transformação social.

Com uma trajetória consolidada na formação, criação e difusão da dança contemporânea no Piauí, o Balé da Cidade reafirma, com este projeto, seu compromisso com a democratização da arte e o fortalecimento da cultura local.

A iniciativa DançaOcupa oferece ao público apresentações gratuitas e oficinas formativas, ampliando o acesso à dança em territórios periféricos e valorizando artistas e saberes locais.

A próxima apresentação acontece no dia 30 de abril, às 19h, quando o Balé da Cidade divide o palco com a plataforma Dança Que Temos Feito, trazendo os espetáculos “Atrás da Porta” (Balé da Cidade de Teresina) e “Valentar” (plataforma Dança Que Temos Feito).

Nos dias 05, 07 e 08 de maio, das 17h30 às 20h30, o bailarino da companhia Alex Gomes ministra a oficina “O Corpo Circense na Dança”. A proposta explora a integração de técnicas circenses aplicadas à dança contemporânea, com foco na consciência corporal, expressividade e criatividade. As inscrições estão disponíveis através do link: https://docs.google.com/forms/d/1uBzxlROSZTqkD-Zz9gGM6bO_KeipnjQQMmOIy6CDkdE/edit

Para Chica Silva, diretora da companhia, o Dia Internacional da Dança é mais do que uma data simbólica. “A dança nos ensina a escutar o que o mundo tenta calar. Cada passo que damos no palco é também um passo que damos como povo, como comunidade. Celebrar a dança é celebrar a vida em movimento, com coragem, beleza e compromisso.”

Desde sua criação, Balé da Cidade de Teresina atua como espaço de resistência artística, formação técnica e afirmação da dança como um direito cultural.

Por:

Mais de Cultura