A Associação Casa da Solidariedade Santa Dulce dos Pobres, mantida pela Ordem dos Frades Missionários de Nossa Senhora Medianeira, reuniu colaboradores e parceiros para um momento de confraternização, reflexão e agradecimento.
O encontro aconteceu no Carneiro na Brasa da Zefinha, localizado na zona Leste da capital, e foi marcado pela Oração de Cáritas, e o recital do cordel “Digna Casa Santa Dulce que a felicidade pulse”, escrito por Francisco de Almeida.
Frei Luciano Brasil, coordenador da Associação
Na oportunidade, o coordenador da Associação Santa Dulce dos Pobres, Frei Luciano Brasil, agradeceu a todos destacando a importância de suas contribuições nas ações da Casa. “Esse encontro é para agradecer e mostrar como estamos cada vez mais evoluindo com a ajuda de vocês. Que cada ajuda é importante para projetos sociais que levamos a comunidade”.
Criada com a intenção de desenvolver trabalhos de assistência social a comunidades carentes, em especial ao Dandara dos Cocais, na região Norte de Teresina, nesta quarta, dia 13 de novembro, a Casa Santa Dulce, completa 3 anos com muitos trabalhos exitosos e parcerias de sucesso.
Areolino de Abreu, membro do Rotary Club Teresina Sul e Frei Luciano
Dentre essas parcerias, Areolino de Abreu, membro do Rotary Club Teresina Sul, que antecipa novidades para a Casa. “Conhecemos a Casa Santa Dulce por meio do projeto 'Comida na Mesa'. É um prazer ter essa parceria, assistimos as ações realizadas pela Casa, e estamos com um projeto no forno preparando para levar ao Frei. Uma grande novidade”.
Secretária do Conselho Municipal do Direito do Idoso, Socorro Costa e Frei Luciano
A secretária do Conselho Municipal do Direito do Idoso, Socorro Costa, destaca a importância da parceira com a Casa. “A Casa Santa Dulce tem mostrado de grande importância naquela região ali, não só para os idosos, mas para as crianças, acho muito lindo o trabalho do Frei, a gente tem ido lá várias vezes. E só tem a ganhar o Dandara dos Cocais com essa ação do Frei Luciano. E quero dizer que a presidência do Conselho sempre abraçou a causa, e sempre que a gente tem oportunidade, que a gente tem um convite, a gente está lá, prestigiando esse trabalho do Frei”.
Noah Vaz da Costa, Glória Fonseca e Frei Luciano
Noah Vaz da Costa, membro do Comitê de Voluntariado da empresa Águas de Teresina, fala da parceria com a Casa, elencando as ações ofertadas para a comunidade. Primeiro é elogiar o trabalho que é desenvolvido com bastante maestria pelo Frei Luciano, um cara que é incansável em busca de parcerias, em busca de serviços em prol da comunidade. Então, para nós, enquanto Águas de Teresina, é bastante satisfatório de certa forma unir o nosso trabalho a uma entidade que tem bastante seriedade do trabalho prestado. Então, toda oportunidade que nós temos, de fato, de fazer a transformação nas vidas das pessoas, a gente sempre está em parceria, apoiando no que é necessário, e garantindo, de certa forma, a geração de emprego e renda, a oferta de cursos técnicos também, como também a garantia do saneamento básico, que de certa forma vai trazer melhorias para a comunidade como um todo”.
Conheça mais
Com 3 anos de atuação na região Norte de Teresina, a Casa Santa Dulce, reúne seis eixos de trabalhos, dos quais três já estão implantados que são:
O combate à fome, através do projeto Comida na Mesa, que visa combater a insegurança alimentar, a desnutrição e a fome, com distribuição de alimentos, cestas básicas, doadas por diversos parceiros da Casa.
Projeto Cuidar da Saúde, que vai propiciar para a comunidade tratamento de saúde na área de odontologia, medicina, psicologia, psiquiatria, através de parceiros como as Faculdades UNINOVAFAPI, a UNINASSAU e CET.
E o projeto Educare, voltado para cultura, educação profissional e capacitação. Neles estão cursos de informática, clube de leitura, capoeira, balé, diversos cursos na área profissional.
De acordo com o Frei Luciano, somente em 2024, foram realizados mais de 30 mil atendimentos nos projetos ofertados pela Casa.
“Para 2024 nós concluímos com estimativa de 32 a 33 mil atendimentos neste ano com os projetos Comida na Mesa, Cuidar da Saúde e Educare”, afirma o coordenador.
Perspectivas para 2025
O novo ano anuncia grandes novidades para a comunidade, como revela Frei Luciano. “Para 2025 nós temos alguns projetos arrojados, dentre eles, a inauguração e implantação do restaurante comunitário do Dandara dos Cocais, a implantação do podcast PodDulce, onde abordaremos temas voltados ao crescimento, evolução pessoal, profissionalização, educação, liberdade”.
E completa: “E também em 2025 pretendemos inaugurar a sede da Casa Santa Dulce na comunidade Dandara dos Cocais, com um laboratório de informática, uma biblioteca, um escritório e uma área de convívio para atividades esportivas”.
Eixos de atuação
A Casa Santa Dulce atualmente está em Teresina, Batalha e Parnaíba, ambos localizados no Norte do Piauí.
Para o litoral do estado, Frei Luciano conta novidades com destaque na expansão em Parnaíba.
“Vamos expandir as nossas ações para Parnaíba, levando além dos projetos pontuais que hoje já fazemos, biblioteca, laboratório e a parte de profissionalização para os moradores da região Parnaíba, onde atendemos duas comunidades”, adianta o coordenador da Associação.
Veja mais do evento:
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar