Toda mulher, por volta dos 50 anos de idade, chega à fase conhecida como menopausa. Esta fase é um evento fisiológico e normal, caracterizado pela suspensão definitiva da menstruação. Ou seja, a partir deste momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual, estrogênio e progesterona. Essa mudança vem acompanhada de sintomas que incluem, por exemplo, dores articulares e esquecimento.
“Os sintomas mais comuns desse período são ondas de calor, alterações de humor e alterações menstruais. Mas também existem sintomas atípicos, como dores articulares, que são causadas pela queda do estrogênio, e o esquecimento e dificuldade de concentração, que são fatores cognitivos e vêm junto com a menopausa”, detalha a ginecologista da Clínica DMI, Danielle Borba.
A médica explica que a mulher, ao identificar esses sintomas, deve procurar um ginecologista para avaliar seu caso e a possibilidade de iniciar uma reposição hormonal para amenizar os efeitos das mudanças fisiológicas. “Eu, particularmente, defendo a reposição hormonal. Hoje em dia, nós temos hormônios bioidênticos e que suprem muito bem a necessidade desse período”, pontua a Dra. Danielle Borba.
Segundo a médica, também é importante que a mulher busque acompanhamento com nutricionista para definir uma dieta específica, voltada para essa fase da vida, além de fazer atividade física. “A musculação é o melhor exercício para a mulher nesse período, pois fortalece a parte óssea, que também é afetada pela menopausa. Às vezes, é preciso até mesmo fazer reposição de cálcio, por isso, temos que observar o histórico familiar dessa paciente para definirmos as melhores estratégias”, conclui a ginecologista da Clínica DMI.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar