RSS
  Whatsapp

Comportamento

Às vésperas do Enem 2024, saiba como reduzir a tensão e manter a calma até a prova

Muitos candidatos sentem um certo nervosismo antes e durante as provas. Dominar a ansiedade e o estresse pode ser tão importante quanto ter o conteúdo das matérias na ponta da língua

Compartilhar

 Especialistas dão dicas de como evitar o estresse antes das provas / imagem: José Cruz-Agência Brasil

Nos dias 3 e 10 de novembro acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 para os mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados. No Piauí, 35.114 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública foram inscritos, o que representa 100,00% do total desses alunos. A estimativa considera o número de 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa de ensino em 2024. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).

Muitos candidatos sentem um certo nervosismo antes e durante as provas. Dominar a ansiedade e o estresse pode ser tão importante quanto ter o conteúdo das matérias na ponta da língua.

O objetivo de garantir o controle emocional para um bom desempenho nas provas, a orientação é que os candidatos do Enem compartilhem seus sentimentos com amigos ou parentes, descansem adequadamente e relaxem para evitar o esgotamento mental.

“Trabalhamos tanto conversando, porque os alunos querem muito falar, colocar para fora; como a gente também orienta que é preciso descansar, o que é algo que eles têm muita dificuldade em fazer. Eles se cobram bastante", orienta a psicóloga Cláudia Caldas.

Orientadora Cláudia Caldas / imagem: José Cruz-Agência Brasil
Orientadora Cláudia Caldas / imagem: José Cruz - Agência Brasil

Outro ponto destacado pela orientadora educacional Cláudia Caldas é a pratica de uma atividade física. “Alguns até saem de esporte e a gente pede para voltar porque é um dos momentos em que eles, realmente, conseguem colocar para fora e fazer a produção de hormônios da felicidade, da alegria.”

Confira dicas de como os candidatos podem enfrentar o estresse e manter o controle emocional:

  • Faça um planejamento de estudos realista: um cronograma pode ajudar a se sentir mais confiante e menos sobrecarregado nestes últimos dias;
  • Simulados: faça provas em condições semelhantes às do exame, na mesma duração do Enem, assim o candidato se familiariza com o formato das questões e diminui a ansiedade;
  • Revise cada matéria que compõe o exame, focando nas áreas que considera mais desafiadoras;
  • Converse sobre inseguranças com pessoas de sua confiança. Falar sobre preocupações pode ajudar a aliviá-las.
  • Organize-se para ter o controle da situação;
  • Tente não remoer o passado de estudos e não antecipe questões futuras para evitar a ansiedade;
  • Evite comparações: confrontar desempenhos e progressos pode aumentar a insegurança e a baixa autoestima, prejudicando o foco e a confiança. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado.
  • Exercícios físicos: a atividade física regular ajuda a reduzir o estresse. Evite esportes muito intensos nos últimos dias. O corpo cansado pode afetar a mente.
  • Faça pausas regulares durante os períodos de estudo para manter a concentração e evitar o esgotamento mental;
  • Adote o lazer para relaxar;
  •  Pratique técnicas de relaxamento: meditação ou mindfulness e respiração profunda podem acalmar a mente. Inspire lentamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire pela boca.
  • Seja positivo: pensamentos e afirmações positivas ajudam a construir a autoconfiança para o exame;
  •  Alimentação saudável: mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras (frutas e vegetais) e proteínas. Evite excessos de cafeína e açúcar, pois podem aumentar a ansiedade;
  • Descanse adequadamente: priorize boas noites de sono para melhorar a concentração e o desempenho e reduzir a ansiedade;
  • Separe o que precisa levar com antecedência (documentos, material permitido);
  • Chegue cedo no dia da prova para evitar estresse de última hora.

Por: Agência Brasil

Mais de +News