RSS
  Whatsapp

Meio ambiente

Movimento promove a conscientização sobre qualidade de vida e preservação das árvores

'Cidades Sem Câncer. Cidades Sem Calor', acontecerá na praça Rosa, com distribuições de sementes e mudas de plantas

Compartilhar

 Árvore Rosa, obra de Ostiano Machado / imagem: divulgação

Você já parou para pensar no profundo impacto que a arborização nas cidades pode ter na sua qualidade de vida? Afinal, as árvores e a vegetação em geral desempenham um papel-chave na criação de ambientes urbanos mais saudáveis, agradáveis e sustentáveis. O “verde” em nossas cidades não é apenas esteticamente agradável, mas também contribui de maneira significativa para o bem-estar físico e mental dos habitantes.

Estudos têm mostrado que a presença de árvores e espaços verdes nas áreas urbanas pode reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e física e até mesmo reduzir a criminalidade. Além disso, as árvores desempenham um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio.

Nesta perspectiva, neste sábado, 1º de fevereiro, diversos grupos que trabalham na preservação do meio ambiente, realizaram o movimento CSC: Cidades Sem Câncer. Cidade Sem Calor.

“Isso é um compromisso com o meio ambiente que nós devemos ter essa consciência. O câncer está aumentando, ele vai aumentar, vamos ter mais amigos com câncer, nós estaremos com mais câncer nos próximos anos a ponto de o câncer ser a principal morte de todas as cidades brasileiras”, explica Dr. Luiz Ayrton, mastologista e um dos idealizadores do projeto, em entrevista ao programa Sarau, TV Assembleia.

O evento acontecerá às 8h, na Praça Rosa, localizada na Av. Cajuína, em que está o monumento de ferro pintado de rosa com distribuição de sementes e mudas de plantas.

“A praça Rosa é um balão que existe depois do Centro Cultural do Sesc. Tem uma área que tem uma árvore, um monumento de ferro pintado de rosa, uma árvore construída pelo Ostiano Machado e que virou um símbolo da nossa cidade. Instituído desde setembro do ano passado, é uma reflexão sobre o papel que estamos fazendo sobre o meio ambiente e de que forma isso impacta em nossas vidas e com o câncer”, afirma Dr. Luiz Ayrton.

Câncer X arborização

O especialista alerta que os números de casos de pessoas com câncer tendem a aumentar nos próximos anos, por falta de cuidado com o meio ambiente.
“Em 2024, iniciamos o ano com 523 cidades tendo o câncer como a principal causa de morte. Em outro do mesmo ano eram 703 casos. Então, até 2033, pois a covid impactou nisso, ele será a principal causa de morte entre as cidades brasileiras. E uma das causas é o mau cuidado com o meio ambiente”, esclarece.

“O câncer não se vence só com tratamento, a gente tem que enfrentar o câncer com prevenção, evitando aquilo que nos expõe ao câncer e o plástico é um grande vilão e plantar árvore é uma forma de eliminar esse lixo. Portanto, nós temos que ter esse cuidado com o meio ambiente”, finaliza.

Por:

Mais de Comportamento