Idealizado para a valorização cultural, histórica e ambiental do único Delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba, o Museu do Mar, está localizado no histórico Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, litoral piauiense. Para além das exposições que retratam os saberes, as culturas, as memórias, a fauna, a flora e o povo da região, o museu se apresenta como um importante equipamento para difusão de arte.
O maior museu do Piauí conta com aulas de teatro, de dança e tem ainda duas galerias de artes visuais e um cineteatro. Além de importante ponto turístico e espaço para exposições, no local, são realizados festivais, seminários, encontros e apresentações ao longo do ano. A grande maioria das programações, seja de formação ou de entretenimento, é totalmente gratuita, garantindo que o museu cumpra o seu papel como um espaço democrático de diálogo com as comunidades.
Atriz Carmem Carvalho (ao centro) dá nome à sala de teatro do Museu do Mar
A atriz piauiense Carmem Carvalho dá nome à sala de teatro do Museu do Mar. Um dos ícones da história do teatro piauiense, ela conta que a sala que carrega o seu nome serve de residência artística para ensaios, sedia espetáculos e realiza cursos de formação constantemente, incluindo cursos de férias, com um público rotativo. Atualmente, cerca de 50 alunos, dentre crianças, adolescentes e adultos, têm aulas de teatro.
Carmem Carvalho destacou os objetivos com o ensino da arte no Museu do Mar. “Queremos democratizar esse acesso à arte, criando referências, descobrindo talentos e despertando nas pessoas o interesse pela arte. Estamos plantando essa semente para que tenhamos mais artistas e espetáculos na nossa cidade”, afirmou a atriz.
É possível acompanhar toda a programação do Museu do Mar e como participar por meio do Instagram @museudomarphb e do site https://www.museudomarphb.com.br/.
“Temos programações para todos os gostos e idades. O Museu do Mar tem se tornado um espaço coringa, sendo um lindo ponto turístico, um espaço de encontro, de formação, de gastronomia e muito mais”, finalizou o diretor Ryck Costa.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar