RSS
  Whatsapp

Artesanato

Casa do Artesão promove artesanato piauiense e fortalecer a identidade cultural do estado

O projeto já está integrado a eventos de grande relevância, como a CasaCor Piauí, a Galeria Nômade e feiras nacionais de turismo

Compartilhar

 

A Casa do Artesão Design Mestre Albertino representa um marco significativo para o setor artesanal piauiense. O espaço proporciona um ambiente colaborativo e estruturado para que os artesãos possam divulgar e comercializar suas produções de maneira mais eficiente. O espaço também desempenha um papel fundamental na preservação das tradições artesanais, incentivando a transmissão de conhecimentos entre gerações e promovendo a inclusão social por meio do artesanato.

Localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, Centro de Teresina, o espaço multifuncional contará com três áreas estratégicas: um local fixo para comercialização; um ambiente para eventos e exposições; e uma sala destinada a reuniões e capacitação dos artesãos. Inicialmente, a Casa do Artesão beneficiará diretamente 40 artesãos, com a meta de expandir esse número para mais de 100 até julho de 2025.

Além disso, o projeto já está integrado a eventos de grande relevância, como a CasaCor Piauí, a Galeria Nômade e feiras nacionais de turismo, ampliando a presença do artesanato piauiense no cenário nacional e internacional.

O artesão Josielton Sousa, que trabalha com arte santeira, vê o espaço como uma oportunidade de ampliar a visibilidade dos produtos e otimizar a logística de comercialização.

“Esse espaço é importante porque nos dá a oportunidade de vender e expor nossos produtos aqui dentro do estado além de possibilitar estocar as peças para exibição em outros estados”, contou o escultor. Josielton está há 26 anos no ofício, atuando na produção de arte regional, como coqueiros, carnaúba e buriti, além da arte santeira.

Josielton Santos está há 26 anos no ofício

Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina e foi inaugurada nesta quinta, 3.

Por:

Mais de Cultura