Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.
A coluna Sempre+ conversou com o urologista Dr. Giuliano Aita, que destacou a importância da campanha e reiterou que é indispensável conscientizar a população a respeito das doenças masculinas, prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, por exemplo.
“Neste mês de novembro se consagrou como mês de atenção à saúde do homem e quando falamos sobre a atenção na saúde do homem é no maior sentido que essa palavra pode oferecer. Esses cuidados transcendem as preocupações em relação a próstata, que fato são importantes, mas hoje, quando falamos de saúde do homem, falamos sobre a necessidade do homem se antever aos problemas de saúde. E para isso, é importante apostar na prevenção. É fundamental que o homem se conscientize de que o fato de não sentir nada não significa que ele não tem problemas. É importante que ele faça uma avaliação”, explica o especialista.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
“Sabemos que o câncer de próstata é o câncer mais comum na população masculina. Para esse ano são estimados 17 mil mortos por câncer de próstata, isso é o que vale 1 óbito a cada 38 minutos, somente no Brasil, e sabemos que muitos dessas mortes poderiam ser evitadas se o diagnostico fosse feito na fase inicial, precoce e mais importante assintomático das doenças”, releva Dr. Aita.
Nutrição e câncer de próstata
O papel dos médicos urologistas não é somente realizar o tratamento da doença, mas também orientar cuidados para prevenir o câncer de próstata.
Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada tem influência positiva para o funcionamento adequado do organismo. O consumo de alimentos gordurosos parece levar a produção de substâncias que conferem maior agressividade às células do câncer de próstata, que passam a se multiplicar em maior velocidade, acometendo órgãos próximos e à distância, o que reduz de modo importante a chance de cura.
“Eu sempre digo que o básico funciona. Portanto, para quem quer prevenir o câncer de próstata, é importante que reduza o consumo de gorduras aturadas, o consumo de carne vermelha, incremente os vegetais na dieta, eles são muito importantes na prevenção do câncer de próstata”, alerta o profissional.
Confira a entrevista na íntegra:
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar