Teresina deu um passo importante rumo à sustentabilidade com o lançamento do EcoKalor, um projeto inovador que busca neutralizar as emissões de carbono geradas pelos eventos realizados na cidade. A iniciativa foi oficialmente apresentada nesta sexta-feira, 4 de abril, com um plantio simbólico de mudas na Avenida Raul Lopes, marcando o compromisso com a preservação ambiental e a compensação de carbono.
O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina (SEMAM), da ONG Mais Vida, da Kalor Produções e do Grupo Ativa, reforçando o engajamento coletivo em prol de um futuro mais sustentável. Na primeira fase da ação, mais de 250 mudas de árvores nativas serão plantadas, simbolizando o início de um projeto que pretende expandir suas atividades para diferentes áreas da cidade.
O secretário executivo do Meio Ambiente de Teresina, João Rodrigues, destacou a importância da iniciativa: “Para a SEMAM, é motivo de grande alegria contar com parcerias tão positivas como essa da Kalor Produções, em que a preocupação com o meio ambiente prevaleceu. Hoje, estamos realizando um evento muito significativo, contribuindo para a melhoria do nosso clima. Estaremos sempre de portas abertas para parcerias que compartilham esse compromisso e que ajudarão a tornar nossa cidade, novamente, uma cidade verde.”
O EcoKalor surge da necessidade de tornar os eventos mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental causado pelo consumo de energia, transporte e materiais utilizados nas produções. Através do cálculo das emissões de carbono, a iniciativa estabelece um plano de compensação baseado no plantio de árvores nativas em áreas estratégicas da cidade, promovendo a restauração da biodiversidade local.
O presidente do Grupo Ativa, Wrias Moura, reforçou o compromisso da empresa com a transformação social: “Estamos muito felizes com o resultado desse projeto, que nasceu dentro da Kalor Produções e de todas as nossas empresas, com o propósito de compensar o carbono emitido em nossos eventos. Esse compromisso com a transformação social é um dos principais objetivos de nossos profissionais, que diariamente buscam ideias para contribuir com a sociedade, como o Meia Solidária, um projeto realizado em parceria com o Ministério Público do Estado, que já distribuiu mais de 300 mil toneladas de alimentos, beneficiando dezenas de instituições no Piauí.”
Como funciona a compensação de carbono?
A compensação de carbono é um processo que busca neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas por atividades humanas, como a realização de eventos. O primeiro passo consiste no cálculo das emissões, considerando fatores como consumo de energia, deslocamento do público e uso de materiais. Com esses dados, define-se a quantidade de carbono a ser compensada. Em seguida, a iniciativa direciona esforços para projetos ambientais, como o plantio de árvores nativas, que absorvem CO? da atmosfera durante seu crescimento.
EcoKalor: um legado sustentável para Teresina
Além de reduzir a pegada ambiental dos eventos, o EcoKalor busca conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade. Além do plantio de mudas, o projeto implementará outras ações sustentáveis, como a confecção de ecobags a partir de lonas utilizadas em eventos, incentivando o reaproveitamento de materiais e a adoção de hábitos mais sustentáveis pela população.
Com iniciativas como essa, Teresina avança na construção de um futuro mais verde e responsável, unindo esforços do setor público, privado e da sociedade civil em prol do meio ambiente.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar