Um dos fatores que pesa na segurança das residências é a instalação do gás GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha). Desde o início do ano - entre 1º de janeiro e 15 de março - somente em Teresina, 22 ocorrências desse tipo foram registradas pela Central 193.
Principais erros que levam ao vazamento de gás
O subtenente Nonato, com 33 anos de serviço no Corpo de Bombeiros Militar, atuando no Piauí e em outros estados como São Paulo e Goiás, é referência quando o assunto é incêndio. Ele destaca os erros mais comuns observados em ocorrências desse tipo.
“O erro mais frequente cometido por donas de casa e pessoas sem experiência na instalação do gás refere-se à posição incorreta da mangueira. Muitas pessoas passam a mangueira atrás do forno, o que faz com que ela aqueça e se desgaste. A recomendação é não passar a mangueira por trás do fogão ou forno. Além disso, é fundamental utilizar as braçadeiras que acompanham o kit da mangueira para apertar corretamente a válvula do botijão, evitando vazamentos”, orienta o subtenente.
As orientações dos bombeiros são simples, mas, muitas vezes, passam despercebidas pela população. Além desses cuidados básicos, outros pontos são essenciais para evitar acidentes. Confira, a seguir, dicas de segurança para evitar vazamentos de gás GLP.
- Instalação adequada:
Certifique-se de que o botijão de gás está em um local ventilado e longe de fontes de calor ou eletricidade.
Utilize mangueiras e reguladores de pressão certificados e dentro do prazo de validade.
- Manutenção regular:
Verifique periodicamente a mangueira e o regulador de gás para identificar possíveis desgastes ou danos.
Faça o teste de vazamento com água e sabão: aplique a solução nas conexões e observe se há formação de bolhas.
- Uso seguro:
Mantenha o registro do gás fechado quando não estiver em uso.
Nunca deite o botijão de gás, pois isso pode causar vazamentos.
- Ações em caso de vazamento:
Não acenda ou apague luzes e evite usar aparelhos eletrônicos.
Abra portas e janelas para ventilar o ambiente.
Feche imediatamente o registro do gás e, se possível, desconecte o regulador.
Entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para assistência.
Ocorrências recentes reforçam o alerta
Em um caso recente, uma explosão ocorreu devido a um vazamento de gás em uma residência em Piripiri. O botijão estava localizado em um cômodo externo, e a suspeita é de que o gás tenha se acumulado, resultando na explosão. Infelizmente, a vítima sofreu queimaduras graves e veio a óbito após dias de internação.
Já em Parnaíba, no Conjunto João Sousa, uma ocorrência de vazamento de gás foi registrada pelo 3º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar de Parnaíba). O incidente não deixou feridos, mas causou danos materiais na cozinha da residência, onde parte do ambiente foi atingida pelo princípio de incêndio provocado pelo vazamento de GLP.
Diante desses casos, o Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de que a população siga as orientações preventivas e entre em contato pelo 193 sempre que houver suspeita de vazamento de gás.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar