Entre os dias 6 a 15 de junho, Teresina se torna a capital do livro e da leitura com a 23ª edição do SaLiPi (Salão do Livro do Piau), que neste ano homenageia a professora Sueli Rodrigues como a patrona da edição. Além disso, comemora os centenários de nascimento da escritora Clarisse Lispector, do sociólogo piauiense Clóvis Moura e várias outras homenagens que já são comuns nas edições.
Uma das principais novidades é a presença confirmada do escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui” e que em abril lança “O novo agora”, pela editora Alfaguara, selo da Companhia das Letras, em pré-venda.
Ao portal Coluna Sempre Mais, Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, entidade responsável pelo Salão, revela que o escritor estará presente nas edições do interior, além de falar de outros trabalhos.
“É uma edição muito especial. Temos como convidado o Marcelo Rubens Paiva, que já esteve em uma outra edição do Salipi, participou também do SaLiPa, em Parnaíba e o convite deste ano é que ele pudesse não apenas participar do SaLiPi em junho, mas que ele pudesse também itinerário conosco nos outros Salões de Livros que realizamos no interior do Estado como em Valença, Bom Jesus, e em Parnaíba. E no SaLiPi, a expectativa é de que o Marcelo Rubens Paiva faça a sua palestra não apenas falando do livro ‘Ainda Estou Aqui’, mas de toda a sua produção literária, afinal de contas, o livro é uma continuação do livro ‘Feliz Ano Velho’ e ele lança, já está em pré-venda ‘O Novo ‘Agora’", detalha.
Gomes destaca a importância do escritor e das suas obras, dentre elas o livro “Ainda Estou Aqui” inspirou um filme homônimo, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Melo e que conquistou o Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, no último domingo, 2.
“É um momento muito oportuno para discutimos um pouco sobre um passado que não pode ficar esquecido apesar de não queremos retomá-lo a não ser que seja para advertir para as pessoas que a ditadura nunca mais, mas é preciso discutir, debater, entender quão nocivo foi aquele período na história do nosso país e o Marcelo Rubens Paiva escreveu esse livro que originou o filme e que gerou o Oscar. Então, acho que vai ser o encontro das várias linguagens artísticas: do cinema, da literatura, da história”.
Reunião da equipe da Fundação Quixote, com a reitoria da UFPI, local sede do evento / imagem: divulgação
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, reafirma a parceria com a Fundação Quixote e evidenciar a importância do SaLiPi. Ela relembrou que foi durante sua primeira gestão na Administração Superior da Universidade que ocorreram as primeiras tratativas para trazer o evento para a Instituição e destacou a grande atração.
“Nesta edição, teremos a participação especial de Marcelo Rubens Paiva, autor do livro ‘Ainda Estou Aqui’, cuja adaptação para o cinema foi premiada com o primeiro Oscar do Brasil. Mais do que literatura, o evento trará uma reflexão essencial sobre o período da ditadura no país, além de discutir o papel da mulher, representado por Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, que lutou incansavelmente contra o silenciamento da liberdade e em defesa da democracia”, ressaltou, entusiasmada.
Multicultural, o evento é realizado há onze anos no Espaço Rosa dos Ventos, nas dependências da Universidade Federal do Piauí e engloba venda de livros, palestras e apresentações culturais em sua programação.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar