Os financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) focados na apicultura, com suporte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da instituição, no Território Serra da Capivara, alcançaram R$ 2,4 milhões em 2024. Entre 2021 e 2024, R$ 12,5 milhões foram aplicados em todas as etapas da cadeia produtiva da região, pulverizados em 566 operações firmadas por produtores dos municípios de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Caracol, Fartura do Piauí, Jurema, Guaribas, São Braz do Piauí e Várzea Branca.
Para a execução do programa, também participam prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos de todos os municípios contemplados, além de parceiros estratégicos como Codevasf, Senar, Secretarias de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Planejamento, bem como Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Vale do São Francisco.
“A soma de esforços de todas as instituições parceiras é fundamental para a promoção de sinergia e convergência entre os objetivos estratégicos do Prodeter. Recentemente, São Braz do Piauí contou com o primeiro encontro voltado a apicultores da região, oportunidade que resultou em excelentes encaminhamentos”, ressalta Raimundo Ferraz, agente de desenvolvimento do BNB em São Raimundo Nonato e facilitador do Prodeter no Território Serra da Capivara.
Dentre as ações de desenvolvimento territorial previstas para a apicultura no Território Serra da Capivara, em 2025, destacam-se a previsão de recuperação e construção de seis casas de mel, conclusão de Indicação Geográfica (IG), a segunda edição do Seminário Piauiense de Apicultura, assim como fortalecimento das entidades associativas para comercialização do mel e subprodutos. Desde dezembro, além do Território Serra da Capivara, Vale do Guaribas também conta com plano de ação específico do Prodeter para a atividade.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar