RSS
  Whatsapp

Cultura

Museu dos Povos Indígenas: conheça atrativos turísticos que preservam as raízes históricas e culturais do Piauí

O local um acervo diversificado, com itens de vários povos que habitaram o estado

Compartilhar

 O espaço está localizado na comunidade Nazaré, na Lagoa do São Francisco / imagens: divulgação - Gabriel Paulino

O Piauí é uma terra rica em histórias e repleta de uma diversidade identitária que o torna um destino único. Muitos de seus atrativos turísticos resgataram e valorizaram narrativas importantes sobre as raízes e a formação do estado. A Setur Piauí indica que um desses espaços é o Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (MUPI), situado na comunidade Nazaré, na Lagoa do São Francisco, a 200 km da capital Teresina.

Inaugurado em 2023, o museu tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva. No local, os turistas têm acesso a um acervo diversificado, com itens de vários povos, incluindo os Tabajara e Tapuio-Itamaraty, que ainda habitam a comunidade Nazaré.

É possível conferir adornos, arte plumária, móveis domésticos, cerâmicas, brinquedos e muitos outros objetos, que tornam o espaço um verdadeiro resgate da ancestralidade dos povos originários do Piauí. O visitante também pode apreciar uma belíssima exposição de imagens que ilustram a vida e as tradições dessas comunidades, oferecendo uma visão profunda e respeitosa de sua cultura e história.

Além disso, os atrativos oferecem atividades educativas, como oficinas de pintura, produção de maracá, lágrima e trançado de palha, e visitas guiadas à oca e à casa de farinha. É importante, no entanto, consultar previamente os dados dessas ações.

O MUPI funciona às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 11h, e às quintas, sextas e sábados, das 14h às 17h. Visitas escolares e outros grupos devem ser agendadas com antecedência por meio do perfil oficial no Instagram (@mupi_anizia_maria) ou pelo site (museumiamaria.wordpress.com).

Por:

Mais de +News