RSS
  Whatsapp

Solidariedade

S.O.S Picos: saiba como ajudar e os principais cuidados durante os temporais

O portal Coluna Sempre Mais destaca locais que estão recebendo as doações e contatos dos órgãos oficiais

Compartilhar

 Defesa Civil realizando buscas e monitoramentos nas áreas alagadas / imagens: divulgação

A forte chuva registrada nas últimas 24 horas em Picos, município distante a 311 km ao sul de Teresina, causaram transtornos como bairros alagados e centenas de famílias desabrigadas.

As ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, estão concentradas em áreas críticas, priorizando o resgate e a remoção de moradores para local seguro. Os bairros Ipueiras e Emaús, na zona urbana da cidade, foram os mais afetados, com residências sendo evacuadas devido ao avanço das águas.

Solidariedade

Diversas empresas, instituições e órgãos, estão se mobilizando, realizando campanhas para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e calçados, materiais de higiene pessoal, água, além de colchões e cobertores.

  • A Secretaria do Trabalho e Assistência Social e a Defensoria Pública do Estado do Piauí seguem arrecadando materiais essenciais para quem mais precisa;
  • Empresa New Motos Honda – localizada no bairro Bomba em Picos;
  • Pascom – local de entrega – Secretaria da Paróquia São Simão – das 8h às 11h, e das 14h às 17h;
  • SAMU de Picos – localizada Avenida Anísio da Luz, S/N, bairro Ipueiras;
  • 3° Batalhão de Engenharia de Construção de Picos;
  • Clube dos Oficias em Picos;
  • Clube dos subtenentes e sargentos em Picos

Em Teresina

  • A Assembleia Legislativa o Piauí disponibilizou locais para receber as doações:

Recepção da Assembleia Legislativa do Piauí (entrada pelo Cineteatro da Alepi, ao lado do estacionamento do Centro de Convenções) - Av. Mal.
Castelo Branco, 201 - Cabral Teresina/PI - CEP 64001-923
Recepção da TV Assembleia - R. Des. Mota, s/n - Monte Castelo, Teresina
- PI, 64015-315
Recepção do Espaço de Saúde da Alepi - Rua Tomaz Tajra, n° 585 -
Bairro Joquei CEP: 64048-380

Orientações

Os Bombeiros do Piauí pedem que a população siga os cuidados quanto ao risco de queda de árvores, ficar atento ao nível das águas em vias alagadas e sempre que possível evitar sair de casa. A corporação alerta que, em casos de grande demanda, os números 193 e 190 podem ficar congestionados, mas que as equipes seguem de prontidão 24h.

Com isso, a Defesa Civil reforça a população para manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais. É fundamental evitar áreas de risco, como encostas, pontes e locais vulneráveis ??a alagamentos. Em caso de emergência, ligue para os números de atendimento de urgência e siga as instruções de segurança.

A Defesa Civil segue trabalhando de forma incansável para minimizar os danos causados ??pelas fortes chuvas na região e presta todo o suporte necessário às comunidades afetadas. Estamos acompanhando de perto a situação, com ações de resgate, apoio às famílias atingidas e fornecimento de recursos essenciais. 

Números dos serviços de emergência

Defesa Civil: 199 e (89) 99450-6787

Corpo de Bombeiros: 193 e (86) 99429-7268

SAMU: 193

SAMU em Picos: 89 9935 3357

Alerta da Defesa Civil: envie um SMS com seu CEP para o número 40199 para receber alertas sobre riscos de chuvas e outras ocorrências.
 

Por:

Mais de +News