RSS
  Whatsapp

orientação

Corpo de Bombeiros reforça cuidados para o período chuvoso no Piauí

Em caso de emergência, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros (telefone 193/190) ou a Defesa Civil (199)

Compartilhar

 Céu de Teresina / imagem: Pedro Silva - Sempre+

Tímido, o Piauí começa o período de chuvas intensas. Devido à possibilidade de rajadas de vento, os Bombeiros Militares do Piauí (CBMEPI) reforçam, para todo o estado, a importância de a população ficar atenta às noções básicas de cuidados neste período chuvoso, que começa a se espalhar por vários municípios.

De acordo com a tenente-coronel do CBMEPI, Najra Nunes, as principais orientações estão relacionadas aos cuidados com abrigos diante de situações com fortes ventos e chuvas. 

“É importante que, diante de um cenário de chuva, se possível, as pessoas se mantenham dentro de casa. Mas, se precisam sair para trabalhar sob chuva, que essa mudança seja feita de forma segura, evitando vias com águas correntes, ruas que acabam camuflando enormes buracos, que se transformam naquelas famosas poças de água. E, claro, evite se abrigar debaixo de árvores ou de estruturas de madeira com fixação frágil, como toldos e fachadas comerciais antigas”, explica a militar.

A meteorologia mostra que nas partes das regiões sudeste, sudoeste e centro-norte do estado, o alerta é laranja, de perigo. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. As cidades de Floriano, São Raimundo Nonato, Oeiras, Bom Jesus e Corrente estão entre as mais afetadas.

Tenente-coronel do CBMEPI, Najra Nunes

Najra Nunes, destaca outra recomendação que diz respeito às situações de pessoas dentro de veículos, que, segundo ela, muitas vezes, confiando na potência do motor de seus carros, acaba arriscando não apenas o meio de transporte, mas, principalmente, suas vidas.

“Caso uma pessoa esteja dentro do carro, o ideal é que ela estacione em locais seguros, evitando novamente árvores essas estruturas que podem desabar. Durante a chuva, o certo é manter os vidros externos, para proteger o interior do veículo da água e das descargas atmosféricas, mais popularmente conhecidas como relâmpagos”, destaca o tenente-coronel.

Outra questão relacionada aos cuidados dentro dos veículos observados por Najra Nunes é a noção de perigo que o condutor deve ter em mente quanto às vias alagadas. Para ela, o principal é manter a calma e observar sempre o nível da água.

“Diante de casos em que a água atinja o interior do carro, o motorista deve manter os vidros abaixados, para, se necessário, facilitar a remoção ou resgate dos passageiros desse veículo. Pedimos que, nesses casos, uma pessoa permaneça dentro do carro até a chegada das equipes de resgate e que não se arrisque saindo na correnteza, dificultando assim o salvamento”, frisa a bombeira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta amarelo, de perigo potencial, prevalece em quase todo o estado. Ele inclui, além das regiões mencionadas, a região norte. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Teresina, Picos, Piripiri, Barras e Altos estão entre as cidades afetadas.

Em caso de emergência, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros (telefone 193/190) ou a Defesa Civil (199).

Por:

Mais de +News